maçã sempre foi uma empresa em evolução. Embora nunca tenha realmente inventado nenhuma categoria de produto, sempre pareceu fazer com que essas categorias funcionassem melhor e mais inteligentes. Ele também encontrou uma maneira de nos fazer querer, mesmo quando eram mais caros. Hoje, segundo o WSJ, a Apple está tentando encontrar o caminho para um futuro sem o iPhone no centro de seu modelo de receita.
Essa mudança acontece quando a Apple reportou receita menor pela primeira vez em anos, em um cenário de queda na demanda do iPhone. Parte do problema é a mudança do mercado chinês, mas também porque as pessoas demoram mais para atualizar seus telefones. Quando isso acontece, e o preço dos iPhones aumentou para mais de US $ 1.000, houve um declínio nas vendas.
Com as vendas do iPhone caindo 15 por cento, esse não era um típico relatório de lucros da Apple, mas era algo que a empresa havia antecipado quando anunciou uma orientação mais baixa para o primeiro trimestre no início do ano. Se a história do The Wall Street Journal for precisa, a Apple já está tentando tomar medidas para levar a empresa para a próxima fase, possivelmente como uma empresa de serviços.
Se for esse o caso, isso marcaria um afastamento radical da história da empresa na qual redesenhou vários tipos de hardware, contrariando tendências de design populares ao longo do caminho. Nos anos 70 e 80, quando foi chamado Apple Computer, Steve Jobs e Steve Wozniak criaram computadores com uma GUI quando a maioria das pessoas trabalhava no prompt do DOS.
No início dos anos 2000, a Apple lançou um tocador de MP3 chamado iPod e abriu uma loja de música chamada iTunes. Em 2006, no ano anterior ao lançamento do iPhone, a Apple vendeu mais de 42 milhões de unidades e 850 milhões de músicas. Foi uma combinação de hardware e serviços que ajudou a transformar uma empresa de sinalização em uma potência.
Em 2007, quando a Apple apresentou o iPhone, ele sabia que começaria a comer nas vendas do iPod, e isso acabou acontecendo, mas não importou, porque foi o próximo passo lógico a seguir. Quando introduziu a App Store em 2008, o iPhone tornou-se mais do que um hardware autônomo. Era um novo tipo de modelo de serviço de hardware e geraria uma riqueza incrível para a empresa.
O iPad surgiu em 2009 e o Apple Watch cinco anos depois, em 2014. Embora cada um tenha se saído razoavelmente bem, nada tocou no sucesso do iPhone. Tenha em mente que os analistas estimam que a Apple vendeu 71 milhões de iPhones no último trimestre, e isso foi em um trimestre em que as vendas caíram. É difícil vender 71 milhões de unidades de qualquer coisa em um período de três meses e ter um trimestre de baixa.
O que vem a seguir é provavelmente uma combinação de entretenimento / conteúdo e uso de tecnologias avançadas como AR / VR, carros sem motoristas e inteligência artificial. Não está claro qual direção a Apple tomará nessas áreas, mas sabemos que contratações recentes e aquisições apontam nessas direções.
Há muito especula-se que a Apple poderia fazer uma aquisição chamativa na área de conteúdo. Quando Eddie Cue, vice-presidente sênior de software e serviços de internet da Apple foi entrevistado pela Dylan Byers, da CNN, no South by Southwest no ano passado, os compradores pediram especificamente à Cue que comprasse uma propriedade como a Netflix ou a Disney. Ele sugeriu que se tratava de levar a Apple TV e combiná-la com uma grande produtora de conteúdo.
Cue indicou que as duas empresas eram grandes parceiras para a Apple TV, mas ele não estava pronto para se comprometer com nada nesse sentido. “Geralmente, na história da Apple, não fizemos grandes aquisições.” Ele explicou, da perspectiva da Apple, que quer descobrir onde está o futuro e construir algo para chegar lá, em vez de comprar algo. que está trabalhando para o atual estado de coisas.
Vale a pena notar que a Apple TV não correspondeu ao enorme sucesso de seus outros dispositivos, mas a receita de serviços tem crescido constantemente. No mais recente relatório de lucros , a Apple reportou receita de serviços de US $ 10,9 bilhões, 19% a mais que no ano anterior. Essa ainda é uma pequena porcentagem do total de US $ 84,3 bilhões que a empresa informou para o trimestre, mas está crescendo.
Independentemente disso, ninguém pode saber se a Apple pode abordar o sucesso com qualquer produto que tenha tido com o iPhone. Mas sabe que, apesar de suas vastas riquezas, é perigoso para qualquer empresa descansar em seu sucesso passado. Então, ele olha para frente e contrata sangue novo e busca um futuro com menos dependência do iPhone, porque sabe, como o Grateful Dead cantou uma vez: “Você não pode voltar e não pode ficar parado. Se o trovão não vai te pegar, então o raio vai. ”A Apple está esperando para evitar esse destino, e talvez seja uma nova combinação de hardware, conteúdo e serviços que poderiam liderar o caminho.
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