5 Maneiras de impedir que seu telefone rastreie você



Seu telefone sabe onde você está ou está sentado neste momento. A maioria das pessoas sabe disso. De que outra forma você poderia usar o GPS? Embora o rastreamento de localização seja essencial para as rotas, também ajuda a grande empresa a vender coisas para você.

"Publicidade direcionada" é um fenômeno massivo. As empresas estão ansiosas para inundar sua tela com anúncios, que são influenciados principalmente por seus hábitos do dia-a-dia. Facebook, Apple, Microsoft, Amazon, Google e muitos outros ganham dinheiro com anúncios para celular, e também precisam dessas informações para alimentar suas máquinas de mineração de dados.


Não é só você. Verifique o seu telefone para esses aplicativos que têm um perigoso hábito de rastrear crianças também.

Por que seu telefone pode rastreá-lo e compartilhar esses dados com terceiros desconhecidos? Em resumo, você deu permissão . Políticas típicas de compartilhamento de dados estão enterradas dentro de páginas e páginas de políticas de privacidade e termos de contratos.

As empresas geralmente têm uma explicação razoável, como a Apple, rastreamento de chamadas pessoais e e-mails para evitar fraudes, que muitos consideram uma invasão de privacidade .

Não importa o dispositivo que você usa, acessar a internet submete você a rastreamento comportamental. Se esta prática te incomoda, toda a esperança não está perdida. Tome uma atitude.

1. Ajuste as configurações de localização do seu telefone


Você pode impedir que o iOS e o Android rastreiem você, mas esse processo não é intuitivo; o recurso está oculto dentro das configurações de privacidade e seu padrão é registrar sua rotina diária. Conhecido como "Localizações Frequentes", ele rastreia onde você está e quanto tempo você fica lá. Ele até sabe onde você mora e trabalha baseado em quanto tempo você está lá e o número de vezes que você vai.

Se você achar isso inquietante, desligue o recurso. Aqui estão os passos básicos, mas dependendo do seu modelo específico e sistema operacional, você pode precisar olhar em volta um pouco.

Desativar as configurações de localização nos dispositivos da Apple

1. Clique em "Configurações"

2. Vá para "Privacidade"

3. Selecione "Serviços de Localização"

4. Role para baixo até "Serviços do Sistema"

5. Escolha "Lugares significativos" para ver o registro registrado de onde você esteve; desmarque isto para desligá-lo

Você também pode limpar seu histórico clicando em "Limpar histórico".

Alterar as configurações de localização em dispositivos Android

1. Abra a App Drawer e vá para "Configurações"

2. Desloque-se para baixo e toque em "Localização"

3. Desloque-se para baixo e toque em "Definições de localização do Google"

4. Toque em "Relatório de Localização" e "Histórico de Localização" e desative o controle deslizante

5. Para excluir o cache de localização do seu dispositivo, toque em "Excluir Histórico de Localização" na parte inferior da tela, em "Histórico de Localização".

6. Repita esse processo para cada Conta do Google que você tem no seu dispositivo Android


2. Limitar o rastreamento de anúncios


O acompanhamento do local final pode parecer extremo, e é por isso que você pode preferir combater os anúncios propriamente ditos. O iOS e o Android também oferecem opções internas para minimizar e limitar o rastreamento de anúncios.

Essas ferramentas não impedem que as empresas rastreiem as atividades do seu telefone e não limitam o número de anúncios que você vê, mas permitem redefinir seu código de publicidade e desvincular quaisquer perfis de publicidade segmentados associados ao seu gadget específico.

Veja como limitar o acompanhamento de anúncios no iOS e no Android:

iPhone, iPad ou iPod Touch - Vá para Configurações >> Privacidade >> Publicidade >> Alternar "Limitar o rastreamento de anúncios" para Ativado. Você também pode redefinir seu Identificador de publicidade nesta seção para desvincular quaisquer dados anteriores associados ao seu ID.

Android - Vá para Configurações >> Google >> Anúncios >> Ative a opção "Desativar a personalização de anúncios"

3. Pare o Google de acompanhar todos os seus movimentos

Os serviços do Google foram recentemente criticados por armazenar seus dados de localização, mesmo que você tenha ajustado as configurações de privacidade nos seus gadgets do iPhone ou Android.

Para desativar o rastreamento de localização do Google, experimente estas configurações:

Desativar atividade da Web e de apps:

1. Faça login na sua Conta do Google.

2. Clique em "Suas informações pessoais" na seção "Informações pessoais e privacidade".

3. No painel esquerdo, clique em "Gerenciar sua atividade no Google" e selecione "Ir para controles de atividade".

Aqui você pode desativar os diferentes tipos de dados que estão sendo salvos na sua conta do Google.

Pausar o "Histórico de Localização" não desativa completamente os marcadores de localização do Google. Embora impeça o Google de adicionar seus movimentos à sua "Linha do tempo", os dados de localização ainda estão sendo salvos em sua "Atividade na Web e de apps".

Este fato divertido é importante. Para evitar que marcadores de localização sejam salvos, você também deve pausar sua alternância "Atividade na Web e de apps". Quando esse recurso é pausado, as atividades de todos os seus serviços do Google não são salvas na sua conta.

4. Use um navegador privado em seu telefone


Muitos usuários de computador estão familiarizados com navegadores particulares. Menos conhecidos são os navegadores que permitem que você pesquise na Internet em um dispositivo móvel anonimamente.

Um desses aplicativos é o aplicativo Firefox Focus gratuito da Mozilla . Esse navegador móvel anônimo bloqueia, por padrão, anúncios, análises e rastreadores sociais. Também apaga senhas e histórico de navegação após cada sessão.

As versões para dispositivos móveis do Google Chrome  e do Microsoft Edge também têm modos incognito e InPrivate que você pode usar.

Se você não deseja um navegador para dispositivos móveis associado aos brokers de big data, experimente o navegador Dolphin de aplicativos de terceiros .

Se você estiver em um smartphone Samsung, também poderá usar o aplicativo de Internet Samsung da empresa . Este navegador tem um bloqueador de acompanhamento de anúncios integrado que impede que outros sites acompanhem suas atividades on-line.

Se você não gosta da ideia de o Google registrar todos os seus termos de pesquisa, mecanismos alternativos como Yippy, DuckDuckGo e Ixquick não rastreiam você de forma agressiva. Clique aqui para os prós e contras de cada um e veja se eles são mais adequados para você .

5. Verifique suas contas online


No momento em que você cria uma conta em uma grande empresa (por exemplo, Google, Microsoft ou Facebook), você começa a fornecer dados sobre sua localização, personalidade e preferências. Seus algoritmos rastrearão todos os seus cliques, e os dados serão usados ​​para anúncios segmentados ou postagens "relevantes".

Felizmente, essas empresas e a maioria das empresas de publicidade oferecem ferramentas para desativar o rastreamento de anúncios personalizados.

O Google e a Microsoft , por exemplo, têm painéis de contas para controles de privacidade e para verificar o que sabem sobre você. O Google reformulou suas configurações de anúncios para facilitar o entendimento e o limite do acompanhamento de anúncios.

O Facebook também tem opções para desativar o acompanhamento comportamental para evitar que você o siga pela Web. A empresa também está atualmente auditando seus aplicativos de terceiros e agora eles estão mais acessíveis para visualização e controle.

Postar um comentário

0 Comentários